domingo, 1 de novembro de 2009

Ciúme vai do tipo controlado ao explosivo

O sentimento que pode ajudar a "temperar" a relação é o mesmo que leva a situações extremas. Qual é o seu tipo?
Explosivo, controlado, sufocado e passional. Esses são alguns dos tipos de ciúme apontados por especialistas como os mais comuns. É um sentimento complexo que anda de mãos dadas com outros componetes, como insegurança, ameaça, e inveja.
Segundo o psicólogo, psicanalista e membro do Conselho Regional de Psicologia Carlos Santos, todos se enquadram em algum tipo de conduta quando o assunto é ciúme. E isso vem de longe na história da humanidade.
Na famosa obra "Otelo", por exemplo, William Shakespeare descreve o sentimento como "um monstro de olhos verdes". Sua beleza está presente quando é colocado com sabedoria e na medida certa, temperando a relação.
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Berkeley, na Califórina (EUA), quatro em cada 10 entrevistados disseram que vêem o ciúme como uma prova de amor, o que demonstra mais ainda que o monstro de olhos verdes tem lá o seu charme.
Mas o demônio citado por Shakespeare pode atacar quando o tempero passa do ponto. Neste casa, o casal deve agir em conjunto para evitar que a situaçãosaia do controle.
"O casal pode procurar uma terapia juntos, o que ajudará a descobrir o que afeta a relação. Mas quem é alvo do ciúme também deve procurar saber por que desperta tanto esse sentimento no parceiro e tentar se colocar no lugar dele". Explicou o psicólogo Jorge Nogueira.
Como aind anão inventaram uma pílula mágica contra o ciúme, o melhor mesmo é conhecer o parceiroe cultivar o companheirismo e a confiançana relação.
"Auto estima é fundamental"
Em questões de ciúme, a linha divisória entre imaginação, fantasia, crença e certeza, frequentemente se torna vaga e imprecisa.
As dúvidas podem se transformar em ideiassupervalorizadas ou delirantes.
Na tentativa de aliviar esse sentimento, a pessoa é levada à verificação compulsiva de suas dúvidas, chegando a atitudes absurdas que na maioria das vezes não amenizam o mal-estar.
Sua manifestação está sempre muito próxima à ansiedade e pode assumir diagnóstico grave ao persistir durante muito tempo. É fundamental desenvolver a auto-estima e a autoconfiança, e fazer com que a pessoa encontre o seu centro e se realinhe com sua própria vida.
Dessa forma, ela irá desmistificar crenças, o que proporcionará maior diálogo e intimidade para o casal afetado.
Cláudia Calil, psicóloga em medicina psicosomática e sistemas de crenças.

Tipos de ciúme:

Sufocado

Há aquelas pessoas que preferem sofrer sozinhas a encarar o ciúme de frente. Algumas já caem logo fora da relação, sem ao menos tentar conversar com o parceiro.
Reprimir muito os sentimentos e não expor o que lhe incomoda para o companheiro pode não só prejudicar a relação a longo prazo, como também levar à depressão, segundo os especialistas.

Controlado

Sem descer do salto ou abaixar a cabeça, a pessoa enciumada prefere conferir de perto a situação antes de tomar qualquer atitude precipitada. Se você consegue ter este domínio, parabéns! Mas nada de chegar em casa descontando toda a raiva reprimida no parceiro.
Conversar antes de fazer qualquer acusação que pode não ter fundamento é a atitude mais saudável para a relação.
Explosivo
Este é o típico ciúme capaz de provocar o maior barraco. As pessoas enciumadas que se enquadram nesta situação geralmente deixam a emoção tomar conta da razão, mesmo quando não têm nenhum motivo para o escândalo.
A estudante de fisioterapia Flávia Guimarães, 20 anos, não esconde o ciúme que sente. "Cheguei à academia e vi meu namorado todo de papo com uma menina. Não pensei duas vezes e peguei o rodo que estava na porta e ataquei. Sorte que ele não se machucou. Eu sou assim mesmo, explosiva", disse.
Passional

A texana Clara Harris pegou 20 anos de prisão após ter matado o marido atropelado. Segundo ela, tudo não passou de um acidente, mas a versão não convenceu, já que a acusada passou três vezes com o carro por cima do coitado.
Quando o ciúme chega aos extremos é porque já passou da hora de procurar um especialista. Pesquisas nos Estados Unidos indicaram que um terço dos assassinatos são motivados pelo ciúme.

O ciúme DELA:

A mulher sofre mais diante da possibilidade do parceiro se apaixonar por outra e de ser abandonada. Ou seja, o problema não é só ter feito sexo com outra mulher, mas a ameaça de que ele possa vir a se relacionar afetivamente com a outra.

O ciúme DELE:

O homem não sabe lidar com a ideia de que a sua parceira possa estar mantendo relações sexuais com outro. Isso porque ele associa o relacionamento ao sentimento de posse, além do medo de ser comparado com outros homens.

Onde surgiu a expressão par de chifres?

A expressão pode ter origem na Grécia antiga, quando as leis puniam os maridos traídos, obrigando-os a andarem com um chapéu de chifres pela cidade. Que mico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário