quinta-feira, 3 de setembro de 2009

LEGALIZAR. POR QUE NÃO???



Quando surge o assunto de legalização das drogas, fala-se exclusivamente da maconha. Entretanto, a maconha é a droga que menos gera lucros nas bocas de fumo. Como diz o rapper MV Bill, "as bocas de fumo deveriam se chamar 'nariz de cheiro', porque o que mais rende dinheiro é a cocaína". De certa forma, talvez a legalização da maconha, ou a descriminalização da mesma, sirva apenas como conscientização para as gerações futuras, assim como já ocorre com o álcool e o cigarro.
O vocalista da banda Detonautas e criador do grupo de performance social chamado Voluntários da Pátria, Tico Santa Cruz, disse: "A hipocrisia mata muito mais do que as drogas". Concordo. Acredito que antes de tomar uma decisão a respeito da legalização, deve-se criar um incentivo maior à educação. Vamos legalizar a educação em primeiro lugar. Uma sociedade mais educada e instruída estará, sem dúvida, mais preparada para discutir sobre as drogas. Aliás, essa é uma decisão que deve partir da sociedade e não dos governantes.
A repressão, hoje, nos grandes centros como o Rio de Janeiro e São Paulo, mata mais do que a própria droga. O cara que usa drogas, se tiver conhecimento e for bem “orientado”, tem a opção de usar a droga que quer e fazer o que bem entender, mas o trabalhador que sai de manhã cedo para levar o filho ao colégio e é vítima de uma bala perdida em algum conflito na favela não tem a mesma opção.
É claro que o problema das drogas é um problema de saúde pública e não de economia, apesar de muitos políticos, possivelmente, discordarem.
A droga é tida como um narcótico que é prejudicial à saúde, mas se você for ler uma embalagem de cigarro, em seu rótulo vem escrito que aquela substância contém 4700 substâncias tóxicas, que causam dependência psíquica e física e não tem vias seguras para consumo. É aí que eu pergunto: Os políticos estão realmente preocupados com a nossa saúde?
Eu não queria tomar a iniciativa em dizer se sou a favor ou contra a legalização das drogas. Poderia simplesmente dizer que sou a favor da discussão sobre esse assunto. Mas acho que isso já está bastante evidente neste texto.
Sei que, devido ao preconceito e ignorância de muitos, alguns leitores pensarão que sou usuário. Não faço uso dessas substâncias, mas tenho consciência de que liberando ou não, as pessoas que quiserem usar, vão usar. Se eu quisesse poderia comprar uma maconha ou uma cocaína agora mesmo em qualquer canto aqui da minha cidade, talvez até próximo à minha casa. As drogas estão em toda parte, e diariamente temos contato com elas, direta ou indiretamente.
Quando defendo a liberação dessas substâncias ilícitas, não estou defendendo o uso das mesmas, mas sim o fim dessa guerra urbana, desse caos que já assombra o nosso país há décadas e que só vem se intensificando. Eu defendo o fim da matança de jovens, o fim da impunidade desses assassinos traficantes, o fim de vítimas de balas perdidas. Defendo o meu direito de ser livre e poder sair às ruas com a certeza de que voltarei para a minha família ao final do dia.
POR FAVOR, DEIXE SUA OPINIÃO.

Um comentário:

  1. Povo sem opinião! aff.
    Tô ficando cansado. Às vezes da vontade de desistir, mas não vou me entregar e nem ficar igual a massa. Continuarei defendendo tudo o que eu acredito e foda-se a opinião dos outros. Faço a minha parte.

    ResponderExcluir